segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Resumo Mensal - Novembro+Dezembro23 - 2 Milhões - Chegamos!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá, meus amigos fantasmas

Fiquei 1 mês sem postar novamente...sem a possibilidade de dizer que esqueci, fiquei sem ânimo mesmo (esse é o parágrafo do último post, que se repete aqui, junto dessa cara de pau que me apresento).

Nesse bimestre de novembro e dezembro, os resultados melhoraram e conseguimos chegar aos 2 Milhões em 2023!

A bolsa deu sua estilingada pra cima, aproveitei para vender coisas velhas, umas com prejuízo outras com lucro e pretendo migrar ainda mais forte para renda fixa. Esse processo será gradativo e sem desespero, mas será constante.

Falando de 23, conseguimos segurar um resultado digno, mesmo perdendo muito com DEVA e HCTR. Eu vi os sinais, mas não acreditei que gerariam uma queda tão apocalíptica nas cotações. Fui tolo e assim perdemos muito dinheiro. Como resultado? Trauma.

Esse impacto me arremessou com todas as forças na RF e ainda não me sinto pronto pra sair desse lugar. Ganhar um pouco menos, com também menor volatilidade me parece mais interessante no momento. Eu gosto muito de FIIs e confesso que minha mão tem coçado para comprar com cotação baixa, mas seguirei firme por aqui até me sentir mais forte.

Agora, como esse texto resume os dois meses e o ano e 23, vamos logo aos detalhes.

Em novembro crescemos 1,11% e dezembro foram 2,2%, respectivamente 21k e 43k - foram aportados 35k no total.

Falando agora de 2023, vejo os resultados:

Começamos o ano com 1,487k e terminamos com 2,028k / aportamos +- 360k / tivemos rendimento de 176k / como resultado, tivemos uma rentabilidade de 10,8%.

Agora vamos ver o que rolou nesses 2 meses.


1 - investimentos encerrados

RF - encerramento de CDBs/LCIs em um total de 8,7k.

RV - vendas de MDIA3, SAPR4, OIBR4, PRIO3 parcial e encerramento de investimento no Alaska Black.


2 - dinheiro disponível para investimento

Aqui ficam todos os valores que recebemos de rendimentos de FIIs/Ações/CRIs + novos aportes. 

Então:

Quanto aos rendimentos mensais, em FIIs: nov 3,3k e dez 3,1k | Ações: nov o,27k e dez 1,5k | Outros: nov 20 reais e dez 3k.



3 - investimentos realizados

Na previdência privada, foram os 5,4k já costumeiros nos 2 meses

Abaixo já trago os números acumulados dos 2 meses:

Em RF: 3k em tesouro direto, 26,3k em CDBs diversos.

Em RV: zero



4 - share de alocação de ativos

Aqui, seguiremos pesado na Renda Fixa, aportando nos três tipos, mas sempre focado em cobertura do FGC.




5 - histórico mensal: 


Obrigado pela companhia,

P.I.

6 comentários:

  1. PI
    Cada um com o seu perfil. Como vc não se sente confortável com variações, vai para onde consiga dormir em paz.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C&P, é isso mesmo.
      Eu não consigo acompanhar o mercado então ficarei atento a oportunidades muito obvias, se não, vou em busca de paz.

      Excluir
  2. PI,
    Parabéns pela marca de 2M. Aumentei os aportes em RF mas só TD. Desisti dos títulos privados há alguns anos.
    Invista no que te deixa tranquilo e que vc consiga dormir em paz. Cada pessoa tem apetite para tomar risco, não só nos investimentos como na vida também.
    Um ótimo 2024!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Garota, que bom que voltou a postar no seu blog, estava com saudade de te acompanhar!
      Seguirei esse conselho e ficarei em paz por um tempo. O trabalho me suga demais e eu não consigo acompanhar ou estudar o suficiente.

      Excluir
  3. Olá PI, parabéns pelos 2m!!
    Ainda dá tempo de pegar alguns títulos do tesouro IPCA+5,X%, ano passado esses títulos foram o que melhor rendeu na minha carteira, se a SELIC continuar movimento de queda esse ano deve se repetir a boa rentabilidade.
    FIIs realmente eu dei uma desanimada também, muito tempo perdido pra acompanhar os relatórios, mantive só alguns que me parecem ter boa gestão, ainda pensando em vender os de papel e comprar FI-INFRA no lugar, que é papel também, só com a vantagem de ser 100% isento IR, mas ainda pensando se vale o risco ou melhor deixar essa parte "papel" no 100% no TD.
    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bilionário!
      eu compro FIIs a muito tempo e agora finalmente começou a voltar, mas o erro está mais em mim, pois eu calculei mal o risco. Minha ideia é não vender, pois a perda já veio e tenho tempo para esperar. Se os investimentos fossem a zero agora, a queda seria menor do que ja tive até o momento.

      Ficarei de olho no tesouro que falou aqui!

      Excluir