domingo, 14 de julho de 2024

Resumo Mensal - janeiro atéééé junho 24 - 2,34 MM - foram 6 meses agitaaaados

Caaaaros amigos fantasmas que acompanham esse pequeno blog, tudo certo?

Eu fui me ausentando, ausentando e desapareci. O que rolou? ganhei na mega-sena? Morri? nada disso...mudei de função no trabalho e me bateu aquele desanimo sobre investimentos ahahaha

Desde o fim de 2023 eu vinha frustrado com minha performance nos investimentos (isso não mudou). Fiz escolhas que se mostraram erradas e me culpei por não ter interpretado corretamente o mercado. Como resultado, tive perdas que impactaram minha performance (não ficamos negativos, ganhamos menos que o CDI no resultado total) e decidi virar todo canhão de aporte, que é meu forte, para renda fixa. 

Nesse movimento, a estratégia era avançar para créditos privados lastreados pelo FGC e juntar dinheiro no tesouro para uma mudança de casa, algo desejado a algum tempo pela sra. P.I..

Nesse meio de caminho, tivemos problemas de saúde, cirurgia e troca de emprego junto de um convite de mudança de cidade...ou seja, uma bagunça completa na vida da família P.I. 

Decidimos por mudar em 2025. A sra. P.I. segue no emprego que pode ser full home office e viveremos essa aventura longe da família e amigos. Estamos apreensivos, mas decidimos encarar essa mudança.

Quanto aos investimentos, começamos janeiro com 2,02MM e terminamos junho com 2,34MM - 318 mil de crescimento, sendo 71k em rendimento e 247k em aportes. Isso dá mais ou menos 3,4% ao ano, 35% a menos que eu teria se estivesse no Tesouro Direto. Uma alegria só.


Não sei se vale passar por toda estrutura que montei ao longo das avaliações mensais, pois ninguém terá paciência de ler, mas tentarei construir uma acumulado que ajude a explicar esse semestre.


1 - investimentos encerrados

Foram 27,5k em investimentos encerrados nesses 6 meses.



2 - dinheiro disponível para investimento

Aqui ficam todos os valores que recebemos de rendimentos de FIIs/Ações/CRIs + novos aportes. 

Então:

De dinheiro novo: 247k. 

Quanto aos rendimentos mensais, em FIIs: 20.664 | Ações: 5.317  | Outros: 360



3 - investimentos realizados

Na previdência privada, foram 37k

Em RF: 74k em tesouro direto, 128k em CDBs diversos.

Em RV: 780 em IRDM e 875 em VRTA. 



4 - share de alocação de ativos

Aqui mudamos o share desejado, então comparar com o passado não fará sentido, mas reflete nosso objetivo atual de direcionar 100% do dinheiro acumulado para RF. 

Nesse momento, muitos dos FIIs não recuperaram os patamares de preço próximo ao seu valor patrimonial, somado a isso, continuo recebendo seus rendimentos, então não pretendo vendê-los por agora. Tendo isso posto, a pizza vai mudando com novos aportes.





5 - histórico mensal: 


Obrigado pela visita,

P.I.



3 comentários:

  1. Escolhas erradas fazem parte do caminho - o importante é continuar! "Keep Walking"

    ResponderExcluir
  2. Olá! Cheguei pelo seu comentário no meu blog. Uau, você já andou mais longe que eu, vou me inspirar no seu blog! Uma dúvida que fiquei é sobre sua história FIRE, o que faz da vida (claro, sem revelar tudo), o contexto do autor e aonde quer chegar. Existe algum post do tipo "comece aqui"? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu investi em renda fixa nos últimos anos, mas sempre tive uma paixão encubada pelo mercado de ações. Tenho certo tesão em possuir pequenas parte de empresas. Investir em títulos é algo como entesourar dinheiro debaixo do colchão, não tem graça nenhuma. Então investir é de certa forma mais Hobbie do que rentabilidade em si, embora se você for analisar, a coisa fica discrepante para as ações depois de 10-20 anos (O Bastter tem gráficos sobre isso)

    Então é isso, possuir ações é mais sobre gostar de ler sobre negócios, analisar balanços, ser sócio de empresas, proteger seu patrimônio em ativos reais, do que rentabilidade de curto prazo. Se você não se interessa pelo mercado e sente bem colocando dinheiro "debaixo do colchão" tudo bem.

    ResponderExcluir