domingo, 28 de fevereiro de 2021

Resumo Mensal - Fevereiro 21 - 931k - Em meio ao caos, a renda passiva segue subindo...

Meus caros fantasmas, bem-vindos.


Chegamos aos 250k mortos, votando para aumentar a abrangência da imunidade parlamentar e sem nenhuma luz no fim desse túnel. Nesse mês tudo correu bem, minha família e amigos próximos estão bem e continuamos nos cuidando. Se cuidem, por favor. 


Começando nossa história, fechamos o mês com 931k, apresentando um resultado geral de 0,19% no mês.

Mesmo com um mês ruim da bolsa, conseguimos sobreviver e não ficar no negativos. Esse resultado se dá pelo rendimento dos FIIs. Eles são minha principal concentração de ativos e tenho me sentido confortável com sua variação.

Já postei sobre como analiso FIIs, de forma rudimentar aqui. Por acaso, é o post mais visto do blog e merece uma atualização nesse momento onde os fundos de papel estão intensos em seus pagamentos. Mas como não tenho tempo para tanto estudo, vou nos mais óbvios e me arrisco pouco.


Agora, sigamos aos detalhes:

1 - investimentos encerrados

Nada de nada.


2 - dinheiro disponível para investimento

Explicando o título enquanto não invento um nome melhor: Para uma organização mental mais adequada, precisei substituir o título desse bloco e mudar sua ordem de 3 para 2. Precisamos deixar claro que todos os valores investidos no mês vêm de uma combinação do caixa, valores de investimentos encerrados, dinheiro novo e rendimentos mensais de FIIs/Ações/CRIs. 

Então vamos lá.

De dinheiro novo, aportamos 5,1k


Quanto aos rendimentos mensais, nosso resultado foi inflado por uma amortização de CRI de mais de 500 reais. Ficando assim:

Total: 2.774 (recorde, mesmo tirando o valor não recorrente!!!)

composto por - FII:1,7k  /  Ações:437 reais  /  outros: 630 reais


3 - investimentos realizados

Primeiro, o básico: 1,4k para previdência privada.

E para quem acompanha a algum tempo já viu essa citação, mas tenho que usa-la novamente, pois foi relevante:

"Como falei em posts anteriores, tenho deixado um valor relevante no caixa para aproveitar as subscrições e possíveis oportunidades. Apenas para explicar aos amigos que não leram ou são novos, meu trabalho me toma muuuuito tempo e não consigo um market time bacana, então com isso em vista, tenho deixado dinheiro em caixa na corretora, para uma oportunidade surpresa." (post passado)


Repito essa parte pois, na queda da Petrobras, pude comprar mais algumas ações. Foram 4,4k em 200 ações durante uma queda vertiginosa com a saída  retirada de seu presidente. (essa frase está quase igual ao caso da eletrobras, do mês passado).


Além de PETR4, compramos:

LCA pré, pagando 8,5% - preciso aportar alguma coisa em renda fixa...é por isso.

DEVA11: este é um FII pequeno de papel, que tem pago bons rendimentos e sua carteira parece bem consistente. Comprei com um VP gigante e apenas algumas cotas. Meu objetivo foi entrar na subscrição + sobras + Lote adicional e assim reduzir esse valor de VP. Contarei as cenas dos próximos capítulos.

Além disso, esse mês tivemos mais uma subscrição de HCTR11 e vem por ai mais uma de  IRDM11 (acho que virá em março). 


Aqui preciso colocar um parêntese rápido. Algum de vocês tem FIIs na carteira? O pagamento de fundos de papel tem sido beeeeem relevante, pois o IGP-M vem devastando tudo e uma inflação parece se aproximar mesmo do IPC-A. Acho que por isso, os preços estão na lua. como exemplo, o IRDM11 está negociado a 1,57 do VP, o que é surreal pra mim. Não sou um exemplo de bom comprador ou hábil quanto ao time market, mas fiquem atentos e procurem um pouco mais de fontes além dos vídeos mais vistos do youtube na hora de decidir uma compra.


4 - share de alocação de ativos

A desordem costumeira segue abaixo. Novamente em minha defesa, digo que a renda fixa não tem me ajudado.




5 - histórico mensal: 


Obrigado pela companhia.

P.I.

2 comentários:

  1. Muito bom rendimento para um mês de tantas quedas em tantos ativos!

    ResponderExcluir