sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Resultado Mensal - Dezembro/20 - 900k!!!! - E começando a ver a silhueta do milhão

Olá queridos amigos fantasmas,


Dezembro chegou com festas para todos os lados, retornamos a mais de mil mortos e com a confirmação de que mesmo se tivermos vacina, faltará seringa. O que dizer disso tudo? A surrealidade das noticias é tanta que seguiremos sem delongas para o resultado mensal.


Esse mês a bolsa continuou a decolar e nossa carteira seguiu o flow. Continuo com a mesma percepção de novembro.

"Novembro foi um mês bastante esticado, isso fez bem demais aos nossos investimentos em RV, mas como sou ruim de vender, acho que a bolsa está novamente refletindo uma perspectiva que não se concretizará. Acho que o desemprego continuará devastando o país, o auxilio, caso seja findado como parece, jogará milhares na pobreza e tempos turvos em nossa sociedade se manterão, mas enfim, é só uma opinião mesmo."

Olhando para o ano, começamos 2020 com 692k e terminamos com 908k. Isso, claramente não se deveu a minha capacidade de investir bem e sim de acumular. Fizemos um total de 177k em aportes, nosso recorde.

Quanto aos rendimentos, tivemos um resultado positivo de 38k (acredito que chamo erroneamente de rendimentos, o resultado total de crescimento excluídos os aportes. Se tiverem um nome mais correto, me digam nos comentários). 

Esse resultado anual veio mesmo com alguns fundos da carteira fechando o ano com péssimos resultados. Nosso já conhecido Exploritas me deixou com prejuízo de 10k e o Alaska devolveu toda valorização obtida em 2019, caindo 6k e não conseguindo voltar. 

Especificamente em Dezembro, a carteira cresceu 2,37% no mês, rendendo 21k. Nossos principais ganhos foram em PetroRio e BCRI11 e VRTA11.

Agora, sem mais enrolação, vamos aos detalhes.


1 - investimentos encerrados

Esse mês acabaram 2 LCAs que totalizaram um valor de 5,1k voltando para o caixa e um CDB de 3,6k.

Pela subida de alguns papéis, eu preciso vender algo em janeiro, mas pelos traumas de vender antes de subidas, ainda sinto muita dificuldade de realizar essa ação simples. Por enquanto, tenho tido um resultado satisfatório, mas essa valorização louca vai reverter, então espero ter forças de vender algumas ações.



2 - investimentos realizados

Esse foi um mês de muitas subscrições. Entramos em GGRC11, IRDM11, HCTR11, XPLG11 e BCRI11. Devido a alta procura, infelizmente não foi possível pegar muitas cotas em lote adicional, mesmo pedindo bastante acima do que realmente iria comprar, mas de qualquer forma, aumentamos nossas cotas em fundos que considero bons e com bons yelds. Novas emissões nos permitirão avançar mais neles.

Como essas subscrições ainda não se transformaram em cota, eu mantive todo valor referente as mesmas no caixa, para um controle virtual. O total dessa festa dá em torno de 27k. 

Como falei em posts anteriores, tenho deixado um valor relevante no caixa para aproveitar as subscrições e possíveis oportunidades. Apenas para explicar aos amigos que não leram ou são novos, meu trabalho me toma muuuuito tempo e não consigo um market time bacana, então com isso em vista, tenho deixado dinheiro em caixa na corretora, para uma oportunidade surpresa. 

Além disso, comprei mais um CDB com taxa de 12,5% ao ano. Sei do risco e sigo abraçado ao FGC.

E como sempre, 1,4k para a previdência privada.


3 - renda passiva

Por aqui seguimos obtendo resultado em nossa estratégia recebemos 2,3k de dinheiro no bolso. Estamos no 3º mês seguido com mais de 1 mil reais de renda passiva e 5º mês do ano com esse resultado alcançado.

Para 2021 nossa meta será ter mais de 1k em todos os meses e atingir 1,5k em mais meses.

Especificamente sobre Dezembro, tivemos alguns valores grandes e não recorrentes que tornaram esse total recebido mais poupudo que o normal, então vou separar aqui.

FIIs: 1.543 reais

Ações: 25 reais

Amortização e juros de CRI: 814 reais.

Como podem observar, quando olhamos para FIIs e Ações, continuamos acima de 1k, então acho que a meta de 1k por mês é factível.



4 - share de alocação de ativos

Já me preparando para 2021, com a consolidação da SELIC no chão e poucas opções de renda fixa que tragam algum resultado relevante (ao menos por onde procuro), readequei os objetivos de alocação do nosso rico dinheirinho. 

Acho que está mais condizente com a realidade e permitirá que eu siga as sugestões de alocação de forma mais automática. Resta aguardar o comportamento do mercado, pois tenho muito dinheiro em caixa para aproveitar qualquer oportunidade que consiga enxergar (conseguir saber é que é o desafio pra mim).



Como detalhe que poucos perceberão, eu separei a renda variável dos fundos, para deixar mais clara sua participação e redistribuí o share de renda variável para condizer com o perfil e com as oportunidades que o mercado tem apresentado no momento.



5 - histórico mensal: 

Finalizando nossa história dos últimos meses do ano...

Setembro: "Sobre o histórico, vamos tentar esse ano atingir os 850k. Será que dá?"

Outubro: "A resposta veio rápido. Não, não dá."

Novembro: "Não é que deu?"

Dezembro: "chegamos aos 900k!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Fechamos o ano com uma jornada do herói completa.

Abaixo, o detalhamento de praxe, mês a mês desde nosso nascimento como investidores minimamente organizados.


Aos parceiros de viagem, que 2021 traga muita paz e saúde para todos.

Mais uma vez, obrigado pela companhia.

P.I.


9 comentários:

  1. Fala P.I. há quanto tempo!! Feliz ano novo!


    O primeiro milhão é logo ali! Já pensou em algo para se presentear quando atingir essa meta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se esse ano o universo nos ajuda ahahaha

      bem-vindo de volta!

      Excluir
    2. Sobre o presente, a senhora P.I. quer fazer uma pequena reforma e diminuir nosso patrimônio ahahahahaha
      Eu sigo rezando que seja um pequeno impacto

      Excluir
  2. Um ótimo 2021 e parabéns pelo patrimônio, P.I.

    ResponderExcluir
  3. A jornada do herói completa, hahaha.
    Parabéns pelos números! O milhão está logo ali e em poucos meses já vai poder encher a boca pra dizer "eu sou milionário" haahha.
    Feliz ano novo e que a gente consiga, pelo menos, dobrar nossas metas! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver qual será a novidade desse ano, agora voltamos a falar de greve dos caminhoneiros kkkk

      Mas de qualquer forma, vamos seguindo em frente!

      Excluir
  4. Um feliz ano novo e pode ter certeza que neste, será a virada de chave, já é possível visualizar uma casa a mais no seu patrimônio haha, sucesso. Sou novo no blog, se puder dar uma força e der uma passada no meu blog ficarei grato, críticas construtivas são sempre bem vindas! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo a finansfera!

      já dei uma visitada no blog, parabéns pela iniciativa. E também lhe adicionei aqui no blogroll para os leitores também conhecerem.

      Excluir