sábado, 8 de agosto de 2020

Resultado Mensal - Julho/20 - Subindo, mas ainda embaixo d'água

Olá srs e sras Fantasmas, meus companheiros de jornada!

Espero que esse capítulo encontre todos bem.

Comecemos pelos nossos devaneios, cada vez mais comuns... 

Ainda sobre o corona, a morte tem se tornado nota de rodapé, devastando silenciosamente os mais pobres e sendo resguardada pela subnotificação, tão característica de nossa nação, somada ao descaso.
Continuo triste, recusando encontros com amigos e familiares e me perguntando quando isso deve arrefecer.

O trabalho deve melhorar um pouco agora, pois o furacão de demanda, que era o principal motivo de desgaste, passou. O home office começará a ser flexibilizado, mesmo com 100k mortos e precisaremos acompanhar os próximos episódios.

Agora falando do blog, não atualizei o resultado do mês na semana passada, pois a Easynvest (usamos ela e a XP) está com um problema no app/site que não atualiza o resultado de renda fixa privada. O problema continua e consegui o valor atualizado só após 2 contatos com a central de atendimento. 
Isso é para dizer que eu sempre atraso, mas dessa vez posso botar a culpa em alguém 😎

Agora que já me aguentaram, vamos ao dinheiro!

Continuamos no negativo esse ano. Mesmo com compras pesadas, possivelmente escolhi ativos que não valorizaram muito e a perda de 1 dos fundos da nossa carteira ainda não voltou (em 1 só perdemos 10k, se quer entender esse sofrimento, leia aqui).

Agora com a SELIC a 2%, a RV se intensifica como nosso principal foco de investimentos. Isso tem me causado preocupações, pois minha alocação de ativos tem ficado completamente sem sentido, sem nenhum investimentos em RF que não seja um caixa para oportunidades. 

Como saída para essa dor de cabeça, tenho focado em investimentos em FIIs de papel. O rendimento, ainda isento, e uma volatilidade menor (não estou dizendo que não existe) tem me empurrado para esse grupo de ativos. 

Acho que em agosto serão integralizadas as cotas de BCRI e VRTA que somarão aproximadamente 20k de investimento novo. Nos dois casos, subscrevi todas as cotas e todas as sobras disponíveis. Mas, como contabilizo o valor apenas quando as cotas são integralizadas, ainda não estarão nessa apuração.

 Falando do mês, nossa carteira rendeu 1,2% esse mês, sendo em valor, 9,1k.

Isso significa que nossa batalha de rendimentos contra 2020 ainda está no 7x1.

ganhos: 47.737
perdas: -58.354
resultado: -10.617


Vamos aos detalhes.

1 - investimentos encerrados
Ainda nada...


2 - investimentos realizados
Como já de costume para os mais assíduos, 1,4k da previdência privada.
Mantendo a estratégia de deixar dinheiro no caixa, incluímos 10,2k na conta da corretora. 

Foi integralizada a subscrição + sobras do XPLG11, no valor de 10,6k.

e só isso mesmo.


3 - renda passiva
As compras de FIIs ainda continuam intensas. 
Estamos com um valor atual de quase 150k em FIIs e mesmo com o impacto na renda, ainda tá caindo um dinheirinho por mês que representa 0,52% do preço de compra. 

Somando com alguns dividendos pequeninos, temos um total de 805 reais. 


4 - share de alocação de ativos
Aqui está a pizza que fica cada dia mais arriscada...




5 - histórico mensal: 
Sobre o histórico, ninguém ia perceber, mas identifiquei alguns erros na planilha e fui corrigindo, todos consistiam na não contabilização de aportes, o que inflava os rendimentos. Triste :(

segue atualizado:

 


Um abraço digital a todos.
P.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário