domingo, 31 de maio de 2020

Resultado Mensal - Maio/20 - Mais desabafos do que resultados...

Sras e Srs fantasmas, espero que a família de todos esteja bem!

Antes de qualquer coisa, preciso falar sobre um assunto que me incomodou muito.

Como sempre, é apenas uma opinião particular e completamente enviesada de uma situação, mas comente se achar relevante...

Leio o blog do Sr IF365 a alguns anos e fiquei muito triste quando soube de seu encerramento. Ainda mais quando, ao ouvir seu podcast, descobri o porque. Algo muito relacionado ao seu incomodo com comentários negativos em suas postagens. 

Este blog é pouquíssimo acessado e faço dele um diário para dividir com qualquer fantasma casual ou mais assíduo essa jornada que tenho levado minha família, ao acreditar que este é o melhor caminho para um futuro com um pouco de paz. Mas, mesmo em momentos diferentes da vida e exposição, reflito que se estivesse em uma posição semelhante, já teria desistido do blog antes.

Mesmo acreditando que ele não chegará até esse post, deixo aqui meu sincero agradecimento ao Sr IF365, por toda força que me deu sem mesmo saber que eu existia e que continuei lendo e curtindo seus posts após a independência financeira, tão fortemente buscada por ele.

Aos que fazem esse tipo de reclamação, apenas parem de ler o blog. caso você não acesse mais, ele não te incomodará mais. Apenas isso.


Agora vamos ao nosso mês de Maio!

O mês trouxe mais um pouco de alivio nos preços da RV e consolidou uma taxa Selic histórica.
Estou longe de qualquer capacitação técnica e posso apresentar-lhes apenas percepções de um pequeno investidor, como minha alcunha se apresenta.

Acredito que as subidas recentes não representem nada próximo a realidade brasileira. Fora do home broker, as empresas estão sendo estranguladas pela falta de movimento. O número de desempregados e ainda mais, dos desamparados financeiramente, que já era grande, será enorme.
Quando nos descolamos desse olhar, o número de mortos só cresce e a população, curiosamente, esquece gradativamente do impacto do vírus e sai nas ruas.

Desculpem o devaneio, mas é o único local que falo para algum grupo de pessoas que não ao vivo. Não sou ativo em redes sociais (acompanho, mas não posto nada a anos) e aqui é um safe place para expressar um pouco dos pensamentos que me rodeiam.

Enfim, voltemos aos nossos caros dinheirinhos...Maio trouxe um crescimento de 1,4% (é válido sempre lembrar que não considero o aporte do mês nesse processo, tento avaliar o quanto rendeu o capital entre um mês e outro) com 9,8k de valorização.

Vamos ao nosso passo a passo mensal!

Mas antes, uma observação:
Mudei nossa estrutura de apresentação, retirando o item valor aportado que era redundante aos investimentos realizados e criei uma categoria de renda passiva. Provavelmente ninguém vai notar, mas quando eu ler no futuro, ficarei feliz de perceber que eu expliquei para nosso futuro grande público. 


1 - investimentos encerrados
Esse mês tivemos 2 CDBs antigos encerrando e jogando 11,9k para o caixa.


2 - investimentos realizados
O aporte desse mês, como sempre, consistiu nos 1,4k da previdência privada e 1,6k em ITSA4.


3 - renda passiva
Nosso pinga pinga de todo mês foi, obviamente impactado, mas continuamos recebendo :)

Esse mês foi semelhante ao último, com 729 reais.

tamo devagar, mas tamo vivo!


4 - share de alocação de ativos
O valor para oportunidades está guardado. 
A renda fixa está tão irrisória que começarei a considerar o dinheiro presente na corretora como caixa. Com 3% ao ano, acho mais válido deixar na conta, para investir em alguma queda de forma rápida (lembrem que seu amigo aqui nunca consegue olhar com atenção o mercado. Imagina tirar de um lugar para outro).

 Sei que perco um pouco, mas é tanto trabalho de investir, tirar e alocar no lugar certo que prefiro deixar assim... Isso significa que mês que vem teremos dinheiro no caixa.
 



5 - histórico mensal: Finalmente chegamos aos 700k!!!



Força meus amigos fantasmas e obrigado por lerem esse desabafo.

P.I.

4 comentários:

  1. Subida bastante constante! Parabéns!!! Neste ritmo, em menos de 3 anos, será Investidor Qualificado.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, P.I
    Sua evolução patrimonial está igual a Space X rs. Parabéns!!

    ResponderExcluir