domingo, 31 de outubro de 2021

Resumo Mensal - Outubro21 - 1,075 MM - Demoramos, mas caímos :)

Como estão meus amigos e amigas fantasmas?


No mês passado eu escrevi isso aqui "Mais um mês devastador na renda variável e incrivelmente nós aqui sobrevivemos..." bem, esse mês a destruição se manteve na RV e não conseguimos resistir ao impacto :)

Nosso resultado foi de -0,63% e vamos nos dar por satisfeitos. Tendo em vista minha lentidão exacerbada para trocar de posição (eu nem lembro a última vez que vendi algum ativo e sei que isso não é bom), ainda estarmos no positivo no ano é realmente um milagre.

O resultado geral está em torno de 4% positivo, mas o interessante é que, como controlo basicamente duas carteiras (a minha e a da Sra. PI) vejo a diferença de estratégias e momento de compra impactando diretamente o resultado de 2021.

Vejam, de um lado está minha carteira, mais antiga e com aportes recorrentes além de mais posicionada em renda variável pré crise do COVID. STATUS: Destruída, com valor negativo que nem calculei para viver melhor em negação. 

Agora, a carteira da Sra PI, que avançou em RV durante a pandemia e onde foquei fortemente em FIIs de papel e ações com quedas drásticas, apresenta mais de 10% de crescimento no ano.  

Após essa breve análise da destruição, manteremos a estratégia de focar em renda fixa. Não tenho comprado nada atrelado ao CDI, mas minha busca do momento está considerando produtos com mínimo em taxas pré-fixadas acima de 12% ao ano e Inflação+5,8%. Até o momento, tenho encontrado oportunidades. 


Então vamos logo aos números!


1 - investimentos encerrados

Nesse mês tivemos 2 encerramentos, 1 LC e 1 CRI somando um valor de 3,5k. E uma retirada parcial de 3k de um fundo de emergência para ajudar uma amiga.


2 - dinheiro disponível para investimento

Aqui ficam todos os valores que recebemos de rendimentos de FIIs/Ações/CRIs + novos aportes. 


Então:

De dinheiro novo, aportamos 15,7k.

Quanto aos rendimentos mensais, tivemos o valor de R$4,3k. Nosso novo recorde!

Dividindo assim:

FII:3.763  /  Ações:55 /  outros: 547

Um ponto importante aqui é que os FIIs de papel tem pago valores maiores que 1% a algum tempo, mas esse ritmo de pagamento não deve se manter no longo prazo. Com o arrefecimento da inflação, seus valores mensais serão diretamente impactados e nossos 3,7k se tornarão por volta de 3,2k. Por isso seguirei subscrevendo sempre que tiver dinheiro em caixa, para elevar o número de papeis na carteira. 


3 - investimentos realizados

Nesse mês tivemos pouca coisa...

Primeiro, o de sempre: 1,4k para previdência privada.


Em RV: 

550 reais da BDR da XP; Eu li bem pouco sobre o tema, mas entendi que deveria ter vendido logo que peguei, pois caiu bastante. 

3k da integralização das cotas do URPR11


Em RF: 

4k para refazer a reserva de oportunidade

5k em CDB 13,45%

2k em LCI 11,37%



4 - share de alocação de ativos

Abaixo, nosso share:

Além do nosso gráfico de sempre, que mostra minha vergonha, quero falar rapidamente dos 27% de FIIs. No último mês nosso amigo Jeferson abordou o tema nos comentários, então resolvi ser mais explicito dessa vez.

Dentro dos FIIs, minha carteira está dividida da seguinte forma:

74% em papel (BCRI, VRTA, HABT, HCTR, DEVA, XPCI, URPR e IRDM) 

3% em FOFs (BCFF e RBFF)

4% em lajes ou algo do tipo (XPPR e HGRE)

7% em shoppings (FVPQ, VISC e HGBS)

12% logística (GGRC e XPLG)

O peso enorme que a papelada ganhou na minha carteira se deu pelas muitas subscrições durante 20 e 21 com ágio no secundário. Como grau de comparação, no inicio de 2020, nós possuíamos menos de 50% em papel.

Agora com o fim das subscrições recorrentes, aproveitarei os preços baixos para voltar a comprar de forma recorrentes os FIIs de tijolos.


5 - histórico mensal: 

Aqui, o de sempre.




Continuem se cuidando e cuidando de suas famílias.

P.I.

4 comentários:

  1. Legal ver essa evolução do patrimônio. Mesmo com queda, você vem avançando bem no rendimento mensal com proventos.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João
      O foco continua forte nesse rendimento recorrente, mas o derretimento chega a dar lágrimas nos olhos.

      Excluir
  2. Fala mestre, PI!

    "eu nem lembro a última vez que vendi algum ativo" Cara, eu pensei que diria isso num futuro próximo, mas os planos mudaram tão rápido que venho fazendo um limpa na minha carteira, mas não sacando o valor investido e sim reduzindo os papeis, somente este mês que estou avaliando o que fazer(este e os próximos), pois se cair bastante seguirei no hold e deixarei para realizar o lucro futuramente, vamos ver nos próximos capítulos...

    E o importante é isso, a única constante do universo é a mudança, então vamos balizando os planos e ajustando sempre as velas desse barco chamado vida.

    Sucesso, meu irmao, abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, One.

      pretendo fazer uma limpa quando a onda de subida voltar...provavelmente demorará, mas temos paciência kkk

      Excluir