sábado, 11 de agosto de 2018

Resultado Mensal - Julho - ganhei dinheiro e dei uma roubadinha

Meus amigos fantasmas,

Estou absolutamente atrasado em nosso encontro mensal, me desculpem. O trabalho + estudo estão bem intensos, cada um em seu momento, e não consegui organizar todos os dados em tempo.

Terminei a atualização na semana passada, dia 5/08. O que significa que os rendimentos estão acima do resultados exatos de 1 mês, mas antes de começarem o chororô, eu pergunto... e daí? a vida não é perfeita então parem de reclamar e venham comigo.

Sobre os resultados, a subida da bolsa fez minhas lágrimas secarem ao menos um pouco. Como comprei na alta máxima kkkkk as ações ainda não retornaram aos preços de compra, mas subiram bem comparando ao mês anterior.

Tratando de valores, minha carteira rendeu esse mês R$ 5.813 e tenho um rendimento acumulado em 10 meses de 109% do que renderia no CDI.


No bloco novidades

Esse mês resolvi incluir em minhas contas nossa (minha e da Sra. P.I.) previdência.privada e já aguardo sentado os questionamentos...

MAS A PREVIDÊNCIA PRIVADA DÁ UM MAL RENDIMENTO, É PARA QUEM NÃO SABE INVESTIR, JÁ ESTAVA CLARO QUE VOCÊ ERA BURRO, VOU PARAR DE LER ESSA BODEGA.

Como sempre digo, fica caaaaallllllmo, a previdência que utilizamos é oferecida pelo nosso empregador e representa aquele modelo que você contribui com 1 real e a empresa aporta o valor igual. O que significa que aportamos mais ou menos R$650 por mês e imediatamente esse calor vira R$1.300, além dos rendimentos, que tem sido de uns 107% da SELIC. (por isso acho que ela vale muito a pena)

Esse investimento é para longo prazo, para começarmos as retiradas em exatos 12 anos, mas se vocês lembrarem, minha meta é atingir a independência financeira em 10 anos, o que deixa esse investimento muito próximo do nosso target.

Além da previdência, consegui iniciar a retirada de parte do dinheiro que estava naquele investimento ruim, migrando para um fundo que rende um pouquinho mais que a selic e com liquidez de D+1.
Essa mudança já vai representar um resultado um pouco melhor quando avaliarmos agosto, pois ocorreram no fim de julho, o que atrapalha a avaliação do rendimento no período.

Com essas mudanças troquei o texto de "investimento ruim..." para "caixa", pois seu objetivo é ser um caixa rápido para qualquer emergência.


Enfim, vamos aos números:

Como já estava claro, eu ainda não encontrei uma forma que me deixe feliz para apresentar os resultados mensais, então vamos utilizar 2 telas que já possuímos e 1 dado de extrema importância que eu não apresentava, mas que faz a diferença para entenderem a distância que estou do meu objetivo.

Primeiro, nossa já clássica avaliação histórica da carteira, agora acumulando um total de 445 mil:

Lembrando que, ao decidir contabilizar a previdência privada, os resultados anteriores também sofreram impacto positivo, o que melhora nossa conta.



Seguindo para alocação de ativos, agora com textos atualizados estamos nos aproximando da estabilidade que nos permitirá identificar o que comprar de acordo com o desbalanceamento dos percentuais:



A última coluna representa se devo ou não comprar a classe de ativo. O que significa que meu fundo de emergência já está organizado e o dinheiro em caixa começará a migrar para outros investimentos.
Continuo de olho nos pré-fixados, pois vejo cada vez mais forte a possibilidade de vitória do Alckmin, o que me permitirá ganhar mais que o mercado ao pegar taxas de 12% ao ano. (ainda tem oportunidades dessas por aí)

Por fim, a última tela que será melhorada com o tempo, mas já informa a previsão de resultado comparado ao meu objetivo.




Imaginando um crescimento igual ao da Selic nos próximos meses e o aporte mensal como visto acima, ainda não estamos próximos de atingir o objetivo...ainda falta um longo caminho.


É isso meus amigos fantasmas, hoje com pouca criatividade, mas mantendo o compromisso de falar com vocês.

Abs

P.I.


Um comentário:

  1. PI, parece que vc está no caminho certo! Vou ficar de olho em vc...

    ResponderExcluir