domingo, 8 de julho de 2018

Reserva de emergência | tradução: preciso do meu dinheiro agoraaaaaa!!!!!

Meus amigos fantasmas, como estão as coisas?

Hoje preciso falar sobre a reserva de emergência...MAS P.I. VOCÊ JÁ COMPROU AÇÕES, PERDEU DINHEIRO, TEM VÁRIOS PRODUTOS FINANCEIROS QUE IMOBILIZAM SEU CAPITAL E SÓ AGORA TÁ PENSANDO EM RESERVA DE EMERGÊNCIA!!!!!!



Caaaaaalma, como já ficou claro nas postagens anteriores, eu tenho uma reserva grande, de aproximadamente 100k em um investimento que chamo de "RUIM", lembram?

Sim, ele é ruim, pois tem rendido aproximadamente 0,32% por mês e isso representa +-61% do quanto o tesouro direto têm me fornecido, 0,52%.

Deu para entender o problema??????????????????????????????????????????

Enfim, meu combinado com a Sra P.I. era entender como realizar investimentos e migrar esse dinheiro que representava nosso orgulho de não investir na poupança para um investimento melhor.

Eu usava aquele discurso que vocês já devem ter ouvido ou mesmo já podem ter falado:

EEEEEEUUUUU NÃO INVISTO EM POUPANÇA, TÁ DOIDO, EU TENHO CDB, CONVERSEI COM MEU GERENTE E AGORA EU DEPOSITO TODO MÊS UM VALOR LÁ, TÁ RENDENDO MUITO MAIS!!!!!!!



Meus amigos fantasmas, se alguém estiver nessa posição e realmente se interesse em acumular capital de forma mais produtiva, sugiro estudar porque esse glorioso CDB ou FUNDO do seu banco possivelmente não está te ajudando...

Mesmo que pareça loucura, eu iniciei meu caminho na reserva de emergência pelo lado contrário. Como já possuía algum dinheiro no banco, comecei a investir novos montantes pelas corretoras com foco no longo ou médio prazo, buscando boas rentabilidades e não me preocupando com a imobilização do capital. (para quem não sabe, essa expressão bonita significa que o dinheiro fica preso e você só consegue resgata-lo no fim de um período demarcado)

Agora que estou mais confiante e desejo me aventurar nesse mar, para além de uma grande entidade bancária, preciso começar a migrar esses 100k para algum lugar que me renda pelo menos o que o tesouro me proporciona.

Isso vai ser paulatino, pois preciso engajar a Sra P.I. nesse desafio também...sorte que ela confia no
seu amigo fantasma aqui kkkkkkkk




Mas nesse cenário desafiador de mexer com nosso suado dinheirinho, eu precisei estudar sobre esse fundo de emergência e aqui está o que descobri:

1 - Você precisa focar em ter liquidez, render o CDI ou o mais próximo dele e ser um investimento de renda fixa, pois eu não quero infartar com a variação da bolsa para essa parte do meu capital.

2 - você tem, basicamente, 3 opções de investimento além da poupança: CDB, fundo ou tesouro.
Como já deixei claro, esse blog é para eu contar minha jornada então aqui não tem um professor que vai explicar nos detalhes tudo, vou só contar o que estudei e qual a decisão que tomei...

Vamo simbora:

CDB: nele temos o FGC para nos proteger, tal qual o superman, se o banco virar pó. Eu encontrei rentabilidades de até 102% do CDI com liquidez D+0 ou D+1.

Tesouro Selic: Aqui a rentabilidade é D+1, taxa de adm de 0,3% e segue o CDI, eu sei que nunca bate 100%, mas nem faria tanta diferença...

Fundo: Fui recomendado por outro amigo fantasma (dessa vez não pelo nosso amigo Gaspar) à alguns fundos e acabei com um match no Tinder com um deles. Ele é D+1 e sua rentabilidade média é de 110% do CDI, com taxa de administração de 1,1%.

A taxa de adm parece alta para um fundo de emergência, principalmente se você comparar com o tesouro, mas eu fiz algumas contas comparando com as outras oportunidades e aparentemente tá valendo a pena pela rentabilidade histórica, então começaremos investindo 20 mil nesse guerreiro!



Obviamente não me aprofundei em muita coisa porque podemos falar mais do assunto em algum momento do futuro, mas espero que alguém nesse mundão da internet esteja se divertindo ao ler minha aventura como eu estou ao escreve-la!

Abraços!

P.I.

Um comentário:

  1. reserva de emergência é poupança. simples assim.
    a ideia não é lucrar. só ter liquidez

    abs!

    ResponderExcluir