domingo, 4 de junho de 2023

Resumo Mensal - Maio23 - 1,758 MM - Subimos forte, mas só até a metade do caminho

 Olá, fantasmas companheiros de jornada

Após um longo inverno, 2 meses de subida trouxeram um pequeno sorriso a esse rosto cansado. Agora, com as duas subidas, estamos praticamente com metade do resultado de 2023 que teríamos se estivéssemos 100% na selic. Que beleza. 

De forma geral, esse mês a carteira subiu 3,8% ou 64k além disso, conseguimos fazer mais um aporte bastante forte, de 83k e assim subimos muito o resultado final para 1,758k. Os aportes dos últimos dois meses foram decorrentes da combinação de prêmios nas respectivas empresas e férias. Não serão o padrão de volume. Em junho voltaremos para nossa média. 

Sobre a vida, entramos de férias, mas não viajamos para longe. Foi ótimo mesmo assim, o glorioso descanso remunerado me fez pensar sobre uma independência financeira que me permitiria descansar e manter a qualidade de vida. É isso que nós buscamos e por isso temos que guardar mais dinheiro kkk. 

Agora vamos falar dos resultados de maio.


1 - investimentos encerrados

Nesse mês contabilizei um investimento que havia recebido do FGC - foi minha primeira experiencia com a quebra de um banco onde tinha um CDB e fiquei bem preocupado quanto ao recebimento do dinheiro, mas fiz tudo pelo app e super funcionou. Demorou um pouco, mas acredito que essa demora faça parte do processo. Se alguém do FGC acompanha esse escondido blog, parabéns.



2 - dinheiro disponível para investimento

Aqui ficam todos os valores que recebemos de rendimentos de FIIs/Ações/CRIs + novos aportes. 

Então:

De dinheiro novo: aqui tivemos mais uma entrada de dinheiro extra gigante, aportamos 83k em maio. 

Quanto aos rendimentos mensais, foram 5,2k, compostos por:

FII: 3,75k - Ações: 1,5k - Outros: 19,63



3 - investimentos realizados

Aqui teremos trabalho de detalhar, pois foram muitos...

Na previdência privada, foram 5,4k

Em RF: 81k em CDBs diversos e 13k em tesouro direto e 3k na poupança.

Em RV: 2,3k distribuído em: VRTA, BCRI e XPCI 



4 - share de alocação de ativos

Seguimos pesado na Renda Fixa, aportando forte nos três tipos, mas sempre focado em cobertura do FGC. Caso consultem esse mesmo gráfico de alguns anos atrás (esse blog tá ficando velho) verão que o objetivo de alocação mudou bastante desde que a selic começou a subir intensamente.





5 - histórico mensal: 


Obrigado pela companhia!

P.I.

4 comentários:

  1. Olá PDI, aporte top e rentabilidade top, mês bom demais!!
    Parabéns pela disciplina! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bilionário!
      obrigado pela visita, foi um mês super positivo e recuperei um pouco o tombo com DEVA e HCTR dos meses anteriores kkk

      Excluir
  2. Parabéns pelo ótimo resultado PDI e principalmente pelo aporte. Quando recebemos um aporte algo muitos aproveitam para trocar de carro, gastar em alguma reforma, etc...mas investir pra gerar renda sempre é a melhor opção! Qual a sua meta FIRE? Pretende parar de trabalhar quando alcança-la? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VVI!
      Como eu e a sra. PI já temos uma vida confortável e não temos uma pegada de consumo forte, o dinheiro que recebemos foi praticamente todo para os investimentos. Mas, ano que vem será diferente...como pretendemos viajar para fora do BR, a facada será forte.

      Sobre a meta FIRE, eu comecei esse blog com uma meta específica, mas o tempo tem um poder forte sobre essas metas, né...
      Hoje não pretendo parar de trabalhar e continuarei vivendo com o que preciso e juntando o máximo que não atrapalhe minha vida.
      Como tive um período importante da vida com dificuldades financeiras muito relevantes, não sei quando estarei pronto para largar tudo.
      Mas, digo que ainda falta bastante kkk

      Excluir