sexta-feira, 22 de junho de 2018

Alocação de ativos do P.I.

Meus amigos fantasmas, olá!

Como esperado de um blog sobre finanças que o dono não diz, ao menos, seu nome e já indica que fará poucas publicações, a visitação não será intensa, portanto os chamarei de fantasmas kkk

De qualquer forma, preciso explicar qual é minha estratégia de alocação de ativos para fazer algum sentido o que vou falar todo mês.

Eu conheci o tema pelo youtube, minha primeira fonte de informação sobre finanças, e de lá fui catapultado para o blog do http://hcinvestimentos.com/ este sim é produtor de conteúdo de qualidade sobre dinheiro, portanto leiam todos os artigos, baixem as planilhas e aproveitem.
Por lá também pude ler o ebook produzido pelo Henrique Carvalho (diga-se de passagem, esse livro é recomendado por "toda" internet brasileira).

É um livro simples e curto, tudo no melhor sentido da palavra ao tratar de um livro que propõe algo aparentemente difícil de ser feito, porém, com a evolução da leitura fica claro seu impacto no longo prazo.


Rapaz, eu sei que longo prazo parece loucura, que você quer ganhar dinheiro na bolsa e ficar trilionário antes dos 30, mas eu não conseguirei, tendo em vista que falta só um ano pra isso e eu só tenho 230 mil, então navegue comigo nessa vibe...


O cerne da discussão é simples, você deve construir uma carteira com os tipos de produtos financeiros que deseja utilizar e fazer alocações no pote que estiver menor percentualmente.

Depois de entender que isso me proporcionaria identificar a melhor hora de comprar algo barato, pois quando ocorresse valorização da bolsa eu compraria renda fixa e quando a bolsa caísse eu mergulharia nela como um viciado em promoções em uma black friday, decidi construir meu modelo.

Essa é minha ideia atual de divisão da carteira:





Mais para frente eu falo sobre o que seria esse "investimento ruim..." mas ele e o tesouro Selic/CDB diário são minha reserva de emergência.

Fiz a minha alocação não considerando esse montante, como vocês podem ver na imagem acima, dividindo meus investimentos com 70% em renda fixa e 30% em renda variável.

Tenho estudado no tempo que dá quais seriam os principais indicadores para compra de ações/FIIs, mas ainda preciso evoluir muito para me considerar iniciante, por isso ainda estamos com esse % de investimentos...

Por hoje é só pessoal, um abraço a todos os fantasmas de plantão!

P.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário